Blog IDECO:

Clima seco: tempo de Conjuntivite

IDECO - Clima seco: tempo de Conjuntivite

Postada em: 09 de Agosto de 2022 por IDECO.

O tempo seco, típico de algumas estações do ano, afeta também a saúde ocular. Isso porque os baixos índices de umidade relativa do ar alteram o processo de lubrificação do globo ocular, causando incômodos importantes na visão. Além disso, a falta de chuva aumenta o risco de queimadas e a concentração de partículas de poluição no ar, diminuindo consideravelmente sua qualidade. Por isso os alertas emitidos por entidades de saúde para que, nos períodos de estiagem prolongada, a população se previna, ingerindo bastante líquido para manter o corpo hidratado.

Alterações na produção das lágrimas


A Disfunção Evaporativa da Lágrima – também chamada de Síndrome do Olho Seco – refere-se à condição em que os olhos não recebem a umidade adequada pela via lacrimal, o que prejudica o processo de lubrificação e hidratação, deixando o meio ocular ressecado e vulnerável, uma vez que as lágrimas também têm o papel de proteger os olhos!

Dentre os principais sinais de que a produção lacrimal está alterada, destacam-se:
– Vermelhidão ocular
– Ressecamento
– Ardor
– Coceira
– Visão turva
– Inchaço nas pálpebras
– Sensação de presença de corpo estranho

 

Tempo de Conjuntivite

A Conjuntivite Alérgica se dá por meio do contato com agentes potencialmente alérgenos. Em um cenário climático de estiagem – quando os olhos, por conta da Síndrome do Olho Seco, já podem estar desprotegidos –, a exposição contínua a pó, poeira, ácaros, fumaça e demais partículas de poluição podem levar à inflamação da conjuntiva.
O quadro, que causa coceira, vermelhidão e lacrimejamento excessivo, pede o uso de colírios anti-histamínicos e lubrificantes e, em alguns casos, a utilização de corticoides.

É preciso também adotar cuidados no dia a dia para evitar que o quadro se intensifique ou se instale novamente. Assim, evitar ambientes com ar condicionado, beber bastante água para manter o corpo hidratado, utilizar compressas locais com soro fisiológico e não coçar os olhos são medidas importantes!