Blog IDECO:

Arco Senil nos olhos: um sinal do tempo

IDECO - Arco Senil nos olhos: um sinal do tempo

Postada em: 26 de Julho de 2021 por IDECO.

Assim como a pele dá sinais de envelhecimento com o passar dos anos, os olhos também apresentam características senis conforme a idade vai chegando, como a Presbiopia e a Catarata.
Outra alteração relacionada ao envelhecimento bastante frequente que afeta os olhos é o chamado Arco Senil, uma espécie de círculo opaco que se forma ao redor da córnea, podendo ter coloração acinzentada, branca ou azulada.

O que causa o Arco Senil?


O Arco Senil – ou Gerontoxo – tem como causa o acúmulo de gordura na área dos olhos, não acometendo, contudo, a visão propriamente dita. Ou seja, trata-se de achado benigno sem comprometimento da capacidade de enxergar (acuidade visual).

Porém, vale destacar que, diante do surgimento do arco opaco na região ocular, é essencial passar por avaliação oftalmológica que possa confirmar o diagnóstico e descartar outras condições relacionadas a sintomatologia semelhante.

Jovens também podem ter?


Como o próprio nome da condição sugere, o Arco Senil é mais frequente em pessoas idosas, sobretudo a partir dos 60 anos de idade, tornando-se ainda mais comum depois dos 80 anos. Todavia, embora atípico, é possível que o arco opaco também se forme ao redor de córneas jovens, ganhando a nomenclatura de Arco Juvenil. Quando, porém, um paciente jovem é diagnosticado com depósito de gordura na região dos olhos, faz-se preciso investigar condições primárias importantes, como alterações no colesterol e até problemas hepáticos.