Blog IDECO:

Canaliculite Lacrimal: que condição é essa?

IDECO - Canaliculite Lacrimal: que condição é essa?

Postada em: 19 de Julho de 2022 por IDECO.

As lágrimas, após serem produzidas pelas glândulas lacrimais, chegam à superfície ocular de onde, então, passam pelo trato canicular e são drenadas para o saco lacrimal. A Canaliculite Lacrimal se refere ao quadro inflamatório do canalículo, esse pequeno canal responsável por levar as lágrimas até o saco lacrimal.

Por que isso ocorre?


A inflamação do canalículo está, geralmente, relacionada a um agente infeccioso de caráter viral, fúngico ou bacteriano, sendo este último o mais frequente e a bactéria Actinomyces israelii a mais comum. Por conta do processo infeccioso, pequenas pedrinhas (concreções) vão se formando, causando, por conseguinte, a obstrução do fluxo natural das lágrimas (clique aqui para saber tudo sobre a obstrução do canal lacrimal).

Sintomas


Dentre os sinais mais comuns, possibilitando diagnóstico após exame clínico, destacam-se:
– Vermelhidão
– Lacrimejamento excessivo
– Inchaço do ponto lacrimal, podendo haver vazamento de secreção (com ou sem pus) sob pressão manual
A importância do diagnóstico é essencial, sobretudo por conta da sintomatologia parecida com a da Conjuntivite. Descartada a inflamação na conjuntiva, o Médico Oftalmologista passa a investigar se há inflamação do canalículo.

Como é feito o tratamento?


O tratamento depende de avaliação oftalmológica para análise do quadro! Em muitos casos, tratamentos conservadores são capazes de amenizar a sintomatologia, sobretudo nos casos crônicos de Canaliculite. Compressas de água morna e massagens costumam ser indicadas como medida terapêutica, além do uso de medicamentos antibióticos, podendo ser a administração realizada em forma de irrigação intracanicular.
Em algumas situações, entretanto, tratamentos mais invasivos podem ser necessários, como a curetagem do canalículo ou a Canaliculotomia.
A Canaliculotomia é o procedimento mais indicado e consiste na remoção das tais pedrinhas (concreções) responsáveis pela obstrução do canal canalicular por meio de incisão no ponto lacrimal e irrigação do canalículo com medicamentos antibióticos.