Blog IDECO:

Lentes Bifocais e Multifocais: qual é a diferença?

IDECO - Lentes Bifocais e Multifocais: qual é a diferença?

Postada em: 31 de Outubro de 2022 por IDECO.

Se você precisa usar óculos e tem mais de um erro refrativo a ser corrigido, já se deparou com a dúvida: faço dois óculos diferentes ou uso os mesmo óculos com capacidade de corrigir ametropias variadas? Bem, quem passa pela situação sabe quão complexa é a tarefa de andar com vários óculos por aí. Pior ainda é descobrir que se esqueceu dos óculos “de perto” e, por isso, não conseguir verificar as mensagens no celular, por exemplo. Assim, opção mais prática que o uso de diferentes óculos é a escolha de lente capaz de corrigir mais de uma ametropia!

Lentes Bifocais

Como o próprio nome sugere, esse tipo de lente tem dois campos de visão, um para enxergar objetos próximos aos olhos e outro para enxergar objetos afastados dos olhos. Assim, trata-se de lente corretiva capaz de restaurar a visão “de perto” e a visão “de longe” durante seu uso.

Lentes Multifocais

Esse tipo de lente trabalha com múltiplos focos, corrigindo os diferentes erros refrativos acumulados. Com a criação de três campos de visão na mesma lente – visão de longe, visão intermediária, visão de perto – é possível recuperar a acuidade visual a qualquer distância.

Qual tipo de lente devo escolher?

A escolha entre Lentes Bifocais e Multifocais deve levar diferentes fatores em conta, como quantos e quais são os erros refrativos presentes, adaptação às lentes com mais de um foco e os valores de tais lentes disponíveis no mercado.

Enquanto as Lentes Bifocais trabalham com “interrupções”, dividindo de forma demarcada os dois campos de visão, as Lentes Multifocais inauguram a possibilidade de visão intermediária, tratando-se de técnica mais moderna com transição suave e gradual entre os campos visuais (por isso também são conhecidas como Lentes Progressivas), preservando também a estética dos óculos.

Porém, embora as Lentes Multifocais – pelo uso de técnicas mais avançadas em sua produção – pareçam a melhor opção, apenas a avaliação oftalmológica é capaz de auxiliar na escolha de qual tipo de lente mais adequadamente corrige os erros refrativos de cada paciente em específico!