Blog IDECO:

Os hormônios femininos interferem na visão?

IDECO - Os hormônios femininos interferem na visão?

Postada em: 12 de Julho de 2022 por IDECO.

Você já se perguntou por qual motivo algumas condições oftalmológicas são mais comuns em mulheres? Bem, a resposta para tal questão tem relação com os hormônios femininos, que podem, de certa forma, afetar a visão!

Alterações hormonais e a visão
Ao longo da vida, as mulheres passam por alterações hormonais frequentes, como ciclos menstruais, gestação e menopausa. Embora sejam processos fisiológicos, tais oscilações podem causar distúrbios no sistema visual, ao acometer ou desequilibrar de forma específica o funcionamento de algumas das estruturas oculares.

Gravidez

Mudanças na visão podem ocorrer durante o período gestacional e até mesmo depois do parto, como:
– Síndrome do Olho Seco: as oscilações hormonais da gravidez podem diminuir a produção lacrimal
– Modificações nos graus de refração: o aumento da progesterona e a consequente retenção de líquidos podem desencadear alterações nas curvaturas da córnea e do cristalino
– Retinopatia Diabética: complicações do Diabetes Gestacional podem desencadear grave acometimento da retina
– Complicações da Pré-Eclâmpsia: dores de cabeça e nos olhos, surgimento de manchas e aparecimento de flashes na visão são indícios de alterações alarmantes na pressão arterial da gestante

Menopausa

A menopausa também pode afetar os olhos, uma vez que o declínio na produção hormonal pelos ovários pode causar distúrbios nos tecidos oculares e no processo de produção das lágrimas. Assim, Síndrome do Olho Seco, acompanhada de coceiras e fotofobia podem surgir com a menopausa e necessitam de atenção oftalmológica.
Evidências científicas também apontam para o aumento do risco de Catarata em mulheres na menopausa (saiba mais clicando aqui). Isso porque a camada externa do cristalino apresenta receptores de estrogênio que, quando presente, acaba por exercer função protetora ao impedir a produção de proteínas indutoras da Catarata. Uma vez interrompida a produção do hormônio, as chances de distúrbios no cristalino se tornam acentuadas.