Blog IDECO:

Coroideremia: uma condição progressiva

IDECO - Coroideremia: uma condição progressiva

Postada em: 25 de Outubro de 2022 por IDECO.

Você já ouviu falar na Coroideremia? Por se tratar de uma doença rara, essa oftalmopatia é pouco conhecida e se caracteriza pela degeneração de importantes estruturas oculares – retina e coroide –, levando à perda progressiva da acuidade visual.

Causa e sintomas

A Coroideremia é uma condição hereditária causada por mutações genéticas e que afeta principalmente homens. Na infância, a doença costuma ter como sintoma a cegueira noturna (dificuldade para enxergar em ambientes escuros). Devido ao seu caráter progressivo, outros sinais começam a aparecer com o passar do tempo, como perda de visão periférica (“visão em túnel”) e, posteriormente, perda de visão central. Ainda que cada paciente apresente evolução específica da condição, a Coroideremia pode levar à cegueira!

Existe tratamento?

Por se tratar de uma oftalmologia degenerativa, atualmente ainda não existe a cura, mas tratamentos e diferentes terapias advindos de pesquisas atuais buscam controlar os sintomas e conter a progressão da doença. O diagnóstico precoce é essencial na busca por terapias genéticas que auxiliem na intervenção, melhorando o prognóstico. Para isso, o acompanhamento oftalmológico é fundamental, sobretudo em pacientes com histórico familiar da doença!