Blog IDECO:

Lentes de contato coloridas: quem pode usar?

IDECO - Lentes de contato coloridas: quem pode usar?

Postada em: 18 de Outubro de 2022 por IDECO.

Além da função de recuperação da acuidade visual, graças à correção de erros refrativos, como Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia, as lentes de contato também têm função estética. Isso porque o uso de óculos pode, muitas vezes, incomodar e gerar problemas de autoestima.

Assim, para quem precisa usar lentes corretivas de grau, as lentes de contato podem ser uma opção, desde que a avaliação oftalmológica não contraindique seu uso.

As lentes de contato coloridas também são opções disponíveis no mercado. Além da graduação adequada para correção das ametropias, elas permitem a alteração da cor dos olhos durante seu uso de forma segura!

Existem lentes coloridas sem grau?

Sim! As lentes de contato coloridas sem grau cumprem apenas função estética e costumam ser ferramenta de trabalho para atores e atrizes, por exemplo, quando o personagem a ser interpretado tem a cor dos olhos diferente da coloração natural do profissional ou, ainda, quando se deseja algum efeito especial nos olhos.

Todo mundo pode usar?

Depende! Para qualquer tipo de uso de lentes de contato, o primeiro passo é passar por avaliação oftalmológica que assegure que o uso das lentes não vá prejudicar a saúde ocular ou gerar complicações em condições já presentes.
– Risco de infecções: há maior risco de infecções associado ao uso de lentes de contato, tanto pela manipulação direta dos olhos, quanto pela higienização e acondicionamento das lentes quando não estão nos olhos.
– Histórico de oftalmopatias: sobretudo quando cumprem apenas função estética, as lentes de contato podem não ser indicadas para pessoas com histórico de determinadas oftalmopatias, como alergias oculares, por exemplo.
– Avaliação da córnea: outro ponto que deve ser considerado diz respeito à situação da córnea, visto que o uso de lentes de contato, sobretudo por períodos prolongados, pode diminuir a oxigenação do olho.

Se o uso for aprovado pelo Médico Oftalmologista e os olhos se adaptarem bem, basta escolher a cor desejada, lembrando sempre da importância de que as lentes tenham procedência reconhecida e segura. Além disso, ao iniciar o uso de lentes de contato, é essencial obedecer rigorosamente ao passo a passo de higienização e manutenção das mesmas, evitando-se, assim, complicações oculares futuras!