Além da função de recuperação da acuidade visual, graças à correção de erros refrativos, como Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia, as lentes de contato também têm função estética. Isso porque o uso de óculos pode, muitas vezes, incomodar e gerar problemas de autoestima. Assim, para quem precisa usar lentes corretivas de grau, as lentes de contato podem ser uma opção, desde que a avaliação oftalmológica não contraindique seu uso. As lentes de contato coloridas também são opções disponíveis no mercado. Além da graduação adequada para correção das ametropias, elas permitem a alteração da cor dos olhos durante seu uso de forma segura! Sim! As lentes de contato coloridas sem grau cumprem apenas função estética e costumam ser ferramenta de trabalho para atores e atrizes, por exemplo, quando o personagem a ser interpretado tem a cor dos olhos diferente da coloração natural do profissional ou, ainda, quando se deseja algum efeito especial nos olhos. Depende! Para qualquer tipo de uso de lentes de contato, o primeiro passo é passar por avaliação oftalmológica que assegure que o uso das lentes não vá prejudicar a saúde ocular ou gerar complicações em condições já presentes. Se o uso for aprovado pelo Médico Oftalmologista e os olhos se adaptarem bem, basta escolher a cor desejada, lembrando sempre da importância de que as lentes tenham procedência reconhecida e segura. Além disso, ao iniciar o uso de lentes de contato, é essencial obedecer rigorosamente ao passo a passo de higienização e manutenção das mesmas, evitando-se, assim, complicações oculares futuras!Lentes de contato coloridas: quem pode usar?
IDECO - Lentes de contato coloridas: quem pode usar?
Postada em: 18 de Outubro de 2022 por IDECO.
Existem lentes coloridas sem grau?
Todo mundo pode usar?
– Risco de infecções: há maior risco de infecções associado ao uso de lentes de contato, tanto pela manipulação direta dos olhos, quanto pela higienização e acondicionamento das lentes quando não estão nos olhos.
– Histórico de oftalmopatias: sobretudo quando cumprem apenas função estética, as lentes de contato podem não ser indicadas para pessoas com histórico de determinadas oftalmopatias, como alergias oculares, por exemplo.
– Avaliação da córnea: outro ponto que deve ser considerado diz respeito à situação da córnea, visto que o uso de lentes de contato, sobretudo por períodos prolongados, pode diminuir a oxigenação do olho.