Blog IDECO:

Perfuração ocular: um trauma importante

IDECO - Perfuração ocular: um trauma importante

Postada em: 11 de Outubro de 2022 por IDECO.

Você já deve ter ouvido falar que alguém sofreu um trauma ocular, mas o que seria exatamente isso? Dá-se o nome de trauma ocular a uma lesão física no olho e/ou na região ocular causada por agente externo. Muito embora os traumas oculares sejam mais frequentes em crianças e idosos, a prática de esportes e acidentes de trânsito são alguns dos grandes responsáveis por tais lesões.

Todo trauma ocular é igual?

Não! Há dois tipos de lesões oculares causadas por trauma, ambos potencialmente perigosos para a função visual, de acordo com a sua intensidade! Quando o trauma ocular é contuso, ocorre lesão em decorrência de impacto ou pancada, mas sem perfuração. Já no trauma ocular perfurante, como o próprio nome sugere, ocorre perfuração ou corte no globo ocular.

Trauma ocular perfurante

O traumatismo com perfuração, geralmente, mostra-se mais grave e requer atendimento oftalmológico imediato para um melhor prognóstico no que tange à função visual e à anatomia ocular.
Na maioria dos casos, o trauma ocular perfurante envolve incidentes com objetos pontiagudos, como lápis, tesouras, facas, garfos, pedras e quinas de mesas. Além da perfuração propriamente dita, muitas vezes, tem-se a presença de corpo estranho, fragmentos do objeto que permanecem no olho pós-trauma, aumentando o risco de dano importante à função visual (saiba como agir em caso de corpo estranho no olho).

Como agir após o trauma?

Após laceração no olho, pode haver hemorragia (sangramento intraocular), dor, vermelhidão e lacrimejamento excessivo, além de alterações anatômicas, a depender da estrutura ocular acometida. Diante do traumatismo, é importante procurar atendimento médico o mais rápido possível para avaliação da extensão e da gravidade da lesão. Ademais, a manipulação do olho afetado não é indicada a fim de evitar complicações, já que o globo ocular está mais vulnerável a infecções, por exemplo. A automedicação também não é aconselhada, sobretudo com uso de colírios e pomadas, podendo mascarar a condição real da lesão.

Trauma ocular perfurante pode levar à cegueira?

Pode! Todo traumatismo nos olhos e em suas estruturas tem potencial para causar perda visual importante, sobretudo quando há perfuração. Além da cegueira, há risco considerável de diminuição da acuidade visual, levando à baixa visão, por exemplo. Em casos mais graves e irreversíveis, pode ser necessária até mesmo a remoção do olho.
Daí a importância do atendimento oftalmológico imediato, a fim de ocluir a perfuração e recuperar a função visual e a estética do globo ocular. Em algumas situações, intervenções cirúrgicas podem ser necessárias!