Blog IDECO:

Astigmatismo regular e irregular: você sabe a diferença?

IDECO - Astigmatismo regular e irregular: você sabe a diferença?

Postada em: 20 de Setembro de 2022 por IDECO.

O Astigmatismo é um erro refrativo bastante comum cuja principal característica é a curvatura irregular da córnea, levando à visão embaçada e distorcida de objetos próximos e distantes dos olhos. Assim, quem tem Astigmatismo apresenta dificuldades para ver de perto e de longe, já que, por conta da anormalidade no formato da córnea, a luz não é totalmente focalizada, fazendo com que as imagens se formem em eixos diferentes.

Sinais do Astigmatismo

Além de se tornar difícil enxergar com nitidez objetos que se encontrem perto e longe dos olhos, o Astigmatismo costuma causar:
– Fadiga ocular
– Incômodo ocular e dor de cabeça
– Visão distorcida e embaçada
– Dificuldade para diferenciar letras e números parecidos

Astigmatismo regular e irregular

O Astigmatismo se divide em dois principais tipos, de acordo com os ângulos dos meridianos, linhas imaginárias que perpassam o olho: Astigmatismo regular e Astigmatismo irregular.
No Astigmatismo regular, tipo mais comum, o olho tem aspecto oval em sua superfície frontal, pois a curvatura de cada meridiano é uniforme, formando 90 graus.
Já no Astigmatismo irregular, tipo mais raro e mais complexo, a curvatura da córnea é muito desigual em seus meridianos principais. O Astigmatismo irregular pode ser resultado de lesões prévias na córnea (cicatrizes), oriundas de trauma ocular, Ceratocone, cirurgias oculares e infecções corneanas, por exemplo.

Tratamentos

Enquanto no Astigmatismo regular, a correção do erro refrativo pode ser feita por meio de lentes de grau, no Astigmatismo irregular podem ser necessárias outras terapêuticas, como o uso de lentes de contato rígidas, sendo que em alguns casos apenas a intervenção cirúrgica (saiba tudo sobre Cirurgia Refrativa a laser) seja capaz de oferecer bom prognóstico.