Blog IDECO:

Pterígio pode levar à cegueira?

IDECO - Pterígio pode levar à cegueira?

Postada em: 13 de Setembro de 2022 por IDECO.

O Pterígio é o nome dado ao espessamento de uma membrana fibrosa e vascularizada que cresce em direção à córnea. Popularmente chamada de “carne crescida”, trata-se de condição benigna causada, geralmente, por fatores hereditários, ainda que o componente ambiental também possa ser fator de risco, sobretudo com relação à exposição solar excessiva, frequente e desprotegida (saiba mais sobre a importância dos óculos escuros para a saúde ocular).

Quais são os sintomas do Pterígio?

O sinal clínico é o principal sintoma: uma membrana protuberante em formato triangular no canto do olho. Outras manifestações podem surgir, como:
– Incômodo
– Vermelhidão
– Coceira e irritação

O Pterígio pode levar à cegueira?

Há quadros em que o crescimento da membrana se estabiliza e não avança sobre a córnea. No geral, mesmo quando há crescimento, trata-se de processo lento, que pode levar anos para causar alterações oftalmológicas. Todavia, casos de avanço rápido do tecido fibrovascular também são conhecidos.
Quando o Pterígio avança sobre a córnea, o paciente pode sofrer uma alteração na curvatura corneana (levando ao desenvolvimento do Astigmatismo) ou apresentar a córnea opaca (Leucoma).
Dessa forma, após a confirmação do diagnóstico, o paciente com Pterígio deve ser acompanhado por Médico Oftalmologista para avaliação periódica do quadro. Quando se tem uma lesão pequena e em estágio inicial, o tratamento médico procura amenizar os sintomas com o uso de colírios lubrificantes, por exemplo. Quando, porém, a córnea se encontra encoberta, terapêuticas mais invasivas podem ser necessárias para evitar o comprometimento da visão, incluindo-se aí a cegueira.

Existe cirurgia para remoção do Pterígio?

Sim! E, em alguns casos, a intervenção cirúrgica pode ser a melhor opção de tratamento. Tal procedimento pode ser realizado por meio de diferentes técnicas, definidas pelo Médico Oftalmologista após análise de cada caso em específico. Uma das técnicas mais adotadas se embasa na raspagem do tecido fibroso com posterior inserção de conjuntiva, como uma espécie de transplante.