O Estrabismo é caracterizado pelo desalinhamento ocular. Assim, os olhos não conseguem olhar para a mesma direção simultaneamente. O Estrabismo pode ser: Em todos os tipos de Estrabismo, pode haver alteração em apenas um ou em ambos os olhos, existindo casos de alternância tanto entre os tipos, quanto entre o olho afetado. O Estrabismo é uma oftalmopatia muito comum na infância e se deve a um distúrbio no movimento dos olhos, que é controlado por músculos sob o comando do sistema nervoso central. Diante de tal instabilidade, há alteração no funcionamento dessa musculatura, resultando no controle deficiente do músculo extra-ocular. Como consequência, tem-se o olho desviado – popularmente chamado de olho torto ou olho vesgo. Sintomas e causas A sintomatologia inclui: As causas do Estrabismo, em muitos casos, têm relação com a genética, embora certas doenças subjacentes – como baixa visão, altos graus de hipermetropia, catarata congênita, diabetes, paralisia cerebral, tumores cerebrais, Síndrome de Down, encefalite e meningite – possam ser fatores causadores do desalinhamento dos olhos. O olho vesgo – sinal mais evidente do Estrabismo – costuma causar preocupação em familiares e cuidadores, que buscam avaliação oftalmológica para análise do quadro. Além do exame clínico, alguns testes específicos podem ser realizados a fim de confirmar o diagnóstico de Estrabismo: Diante do diagnóstico e conhecendo-se o agente causador do quadro de Estrabismo, o tratamento mais adequado pode ser indicado. Dentre as principais terapêuticas, que podem ser associadas, destacam-se: Em casos mais complexos, quando o desvio se mantém apesar dos tratamentos conservadores, a cirurgia se torna alternativa.Meu filho é estrábico, e agora?
IDECO - Meu filho é estrábico, e agora?
Postada em: 06 de Setembro de 2022 por IDECO.
– Convergente (Esotropia): o olho afetado se desvia para o lado de dentro
– Divergente (Exotropia): o olho afetado se move para o lado de fora
– Vertical (Hipotropia/Hipertropia): o olho afetado se desvia para cima ou para baixoO Estrabismo na infância
– Visão dupla
– Dor de cabeça
– Vista embaçadaMeu filho é estrábico, e agora?
– Teste de Alinhamento Ocular: para avaliação da simetria do reflexo luminoso formado no olho quando o paciente olha para a luz
– Teste de Acuidade Visual: para análise da visão do paciente, diagnosticando, por exemplo, a ambliopia (“olho preguiçoso”)
– Exame de Fundo de Olho: a fim de analisar as estruturas do olho, como nervo óptico e retina.
– Cover Test (Teste de Oclusão ou Teste de Cobertura): para verificar os movimentos oculares
– Óculos especiais com lentes bifocais
– Tampão ocular (oclusão do olho saudável para estimular a musculatura do olho afetado)
– Óculos/lentes convencionais para correção do desvio ocular
– Uso de colírios medicamentosos
– Exercícios para fortalecimento da musculatura ocular
Vale destacar a importância do diagnóstico precoce para definição da melhor linha terapêutica, visando um bom prognóstico!