Blog IDECO:

Conheça os tratamentos para Ceratocone

IDECO - Conheça os tratamentos para Ceratocone

Postada em: 30 de Agosto de 2022 por IDECO.

O Ceratocone se refere a uma doença degenerativa em que a córnea fica mais fina e passa a sofrer deformação ganhando a aparência de um cone. Embora, no geral, não haja perda total da visão, distúrbios na acuidade visual são frequentes.

A sintomatologia, que vai se intensificando à medida que aumenta o afinamento da córnea, inclui:
– Visão embaçada e/ou destorcida
– Diplopia
– Dor de cabeça
– Alteração súbita na visão com modificação dos graus de refração
– Altos graus de Miopia e Astigmatismo

Causas e Diagnóstico


Apesar de haver associação com alergias oculares, fator de risco para o desenvolvimento da oftalmopatia devido, principalmente, ao hábito frequente de esfregar os olhos por conta da coceira, a maioria dos casos tem relação direta com histórico familiar, caracterizando-se, dessa forma, o Ceratocone como uma doença genética. Assim, pacientes com casos de Ceratocone na família devem redobrar a atenção, realizando acompanhamento oftalmológico periódico.

Para o diagnóstico, o Médico Oftalmologista realiza exame clínico e testes específicos, como a Topografia de Córnea, a fim de analisar o formato da córnea.

Qual é o melhor tratamento?


Apenas após avaliação oftalmológica é possível definir a melhor conduta terapêutica, levando-se em conta, sobretudo, a complexidade do caso e em que grau a doença se encontra.

Em casos mais simples e em estágios iniciais, óculos ou lentes de contato podem ser adotados para correção do erro refrativo. Contudo, por conta de seu caráter progressivo, a oftalmopatia tende a avançar, caracterizando os quadros mais complexos e avançados, quando tratamentos menos conservadores são indicados:

– Implante de Anel Intraestromal: nesse procedimento cirúrgico, um anel biocompatível é introduzido no estroma, uma das camadas da córnea, para torná-la mais plana e lisa. O tratamento visa controlar o avanço da doença.

– Crosslinking: minimamente invasivo, é indicado quando a doença se encontra em progressão, sobretudo nas fases leves e moderadas e se baseia na aplicação de vitamina B12 (riboflavina) nos olhos, ativada pela exposição à radiação ultravioleta. O objetivo é tornar a córnea mais rígida graças ao fortalecimento das fibras de colágeno, aumentando, assim, sua resistência e retardando a progressão do Ceratocone.

– Transplante de Córnea: indicado apenas em último caso, quando os demais tratamentos já não surtem efeito e a condição está sobremaneira avançada. Diferente dos demais tratamentos, o Transplante de Córnea (entenda como funciona o procedimento clicando aqui) é capaz de curar o Ceratocone e pode ser realizado de forma parcial (Transplante Lamelar) ou completa (Transplante Penetrante).

Independentemente do tratamento indicado, é essencial que o paciente com Ceratocone abandone o hábito de coçar ou esfregar os olhos a fim de evitar que a córnea seja lesionada e o processo de deformação ocorra mais rapidamente. Coceiras intensas podem ser tratadas com colírios específicos prescritos pelo Médico Oftalmologista!