Blog IDECO:

Cefaleia pode ser sintoma de erro refrativo?

IDECO - Cefaleia pode ser sintoma de erro refrativo?

Postada em: 23 de Agosto de 2022 por IDECO.

A cefaleia – mais comumente chamada de dor de cabeça – pode ser sintoma de erro refrativo, condição na qual o olho apresenta um formato anormal e a luz que chega à retina não é focalizada de modo adequado, levando ao desenvolvimento de ametropias como Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo.

A dor de cabeça é, em muitos casos, um dos primeiros sinais de que algo pode estar errado com a visão. Isso ocorre porque, diante da dificuldade para enxergar – tanto de perto quanto de longe –, os músculos oculares se esforçam em demasia, levando à fadiga ocular e, consequentemente, causando a cefaleia, muitas vezes acompanhada de ardência nos olhos, vista embaçada, lacrimejamento e até ânsia de vômito.
No entanto, nem toda dor de cabeça está associada a erros refrativos. Há outras oftalmopatias que têm a cefaleia como sintoma. Ademais, quadros de dor de cabeça podem também estar relacionados a doenças sem qualquer associação com o sistema visual.

Quando a dor de cabeça é sinal de erro refrativo?

Apenas a avaliação oftalmológica e a realização de exames específicos podem confirmar se o quadro de dor de cabeça tem ligação com a presença de alguma ametropia. Todavia, quadros frequentes de cefaleia após esforço visual (como depois de contato com telas e leituras prolongadas, por exemplo) são sinais de que pode haver relação com erros refrativos.

Tratando os erros refrativos

Há diferentes terapêuticas capazes de corrigir os erros refrativos, recuperando a acuidade visual e eliminando a sintomatologia característica do esforço visual. Lentes corretivas, personalizadas de acordo com o erro refracional de cada paciente, corrigem o grau de ametropias. Elas podem ser óculos ou lentes de contato (saiba os prós e os contras dos óculos e das lentes de contato), que atuam alterando a direção da luz e fazendo com que os feixes luminosos atinjam a retina de forma adequada. Com isso, as imagens criadas se fazem nítidas tanto de longe quanto de perto, a depender a Ametropia tratada.