Blog IDECO:

Alimentos que prejudicam os olhos

IDECO - Alimentos que prejudicam os olhos

Postada em: 05 de Julho de 2022 por IDECO.

Muito se fala no tipo de alimentação que beneficia a saúde ocular, como dietas ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, capazes de evitar o envelhecimento precoce das estruturas oculares e prevenir degenerações na mácula e na retina. Mas e com relação aos alimentos que não fazem bem para os olhos? Por que determinados alimentos podem causar problemas oculares, aumentando, por exemplo, o risco de que se desenvolvam oftalmopatias importantes?

Hábitos alimentares e saúde ocular
Cada vez mais pressionados pelo relógio e com muitos compromissos ocupando as agendas, o tempo dedicado ao preparo de nossos alimentos e à própria alimentação se tornou escasso. Passamos, então, a apelar para alimentos ultra processados, para fast foods e para refeições pobres em termos nutricionais.

As dietas rápidas, a que estamos nos acostumando cada vez mais para que o horário do almoço caiba em nosso apertado intervalo entre um trabalho e outro, são, geralmente, pautadas em frituras, gorduras e açúcares. Tais alimentos causam impactos negativos no organismo como um todo e os olhos não ficam de fora!
Isso porque aumentam os riscos de problemas no sistema circulatório, causando distúrbios na irrigação dos olhos, além de inflamações nos tecidos, afetando diretamente a saúde ocular.

Obesidade, carência nutricional e o risco de problemas oculares

O consumo frequente e excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares leva ao sobrepeso e, em alguns casos, à obesidade, importantes fatores de risco para o desenvolvimento de diversas condições, como Diabetes, Hipertensão Arterial e Apneia do Sono, patologias que, ao se complicarem, podem comprometer a visão, aumentando as chances de desenvolvimento de oftalmopatias como:
– Catarata
– Glaucoma
– Retinopatia Diabética
– Pressão Intraocular elevada
– Trombose Ocular
– Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
– Neurite Óptica
– Descolamento de Retina

Além disso, qualquer dieta que não ofereça quantidades suficientes de todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo pode comprometer a visão, aumentando também os riscos de desenvolvimento de oftalmopatias importantes, como a Neuropatia Óptica Nutricional e a Xeroftalmia.

Quais alimentos devo evitar?
Adotar uma dieta balanceada não significa descartar do cardápio aquele lanche saboroso ou aquela pizza que reúne os amigos e a família ao redor da mesa. Como o próprio nome sugere, uma alimentação balanceada permite que consumamos diferentes alimentos, moderando contudo naqueles cujos ingredientes podem prejudicar o funcionamento do organismo, afetando também os olhos e levando, a médio e longo prazo, ao desenvolvimento de perigosas oftalmopatias.

Assim, deve-se evitar o consumo exagerado de:
– Gorduras trans, presentes no sorvete industrializado, na margarina, na bolacha recheada, no macarrão instantâneo, nos salgadinhos de pacote, na pipoca de micro-ondas e nos lanches de redes de fast food, por exemplo
– Carnes gordurosas: o melhor é optar por carnes magras, como peito de frango, alcatra e maminha. No caso de consumo de carnes com muita gordura, deve-se remover a pele e a capa de gordura aparente para diminuir os malefícios para o corpo
– Frituras: batata, salgado, pastel! Muito embora sejam apetitosas, as frituras devem ser consumidas com moderação
– Açúcares, presente nos pães, no ketchup, nos alimentos típicos de fast food e nos doces (principalmente aqueles industrializados, como chocolates, balas e até barrinhas de cereal)